Seminário aprofunda a discussão sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho dos servidores municipais

Aconteceu na última sexta-feira (14/12/12), no auditório da Faculdade Salesiana, o Seminário sobre Saúde do Trabalhador, organizado pelo SINDSMUVI.

Professora Grace Kelly Filgueiras, do Departamento de Fisioterapia da UFES e doutoranda em Psicologia, apresentou as transformações no mundo do trabalho, do sistema fordista-taylorista ao toyotista, refletindo sobre as condições de trabalho e implicações na saúde do trabalhador. A professora também analisou pesquisas sobre as principais causas de adoecimento profissional, ressaltando o aumento do índice de afastamentos devido a fatores psicológicos.

advogada trabalhista Drª Simone Malek (advogada do SINDSMUVI) falou sobre a importância da defesa dos direitos dos trabalhadores, garantindo condições dignas de trabalho. Abordou a legislação municipal relacionada a insalubridade e periculosidade e sua aplicabilidade.
O debate garantiu aos participantes, ótima oportunidade de trocar ideias, tirar dúvidas e analisar a estrutura de trabalho no município de Vitória a partir dos conceitos e informações abordadas.

Pela excelente intervenção das palestrantes e qualidade da discussão feita pelos participantes, a avaliação do seminário e muito positiva. Para a direção do SINDSMUVI, o seminário abre caminhos para aprofundar cada vez mais a discussão sobre a saúde do trabalhador e as condições de trabalho dos servidores de Vitória.

Assista ao vídeo do evento.