Servidores da Seme definem pautas específicas em assembleia realizada pelo Sindsmuvi

Reunião foi realizada no dia 05 julho em Vitória

Os/as servidores/as públicos/as municipais, que atuam como assistentes administrativos/as, na Secretaria Municipal de Educação (Seme) da Prefeitura Municipal de Vitória (PMV), definiram em assembleia as pautas específicas para a valorização do cargo no órgão.

A reunião foi realizada no dia 05 de julho, quinta-feira, às 15 horas, no auditório da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Padre Anchieta, localizada na rua João Santos Filho, nº 295, no bairro Ilha de Santa Maria, em Vitória.

Segundo a diretora do Sindsmuvi, Elayne Lima, no último processo de realocação de servidores/as, em 2011, que consiste na transferência de funcionários/as – que ocupam os mesmos cargos – entre setores, 20 servidores optaram por sair da SEME e apenas três escolheram a secretaria como local de trabalho.

E, na assembleia, os/as participantes/as pontuaram a necessidade da ampliação do quadro de funcionários por meio de concurso público. “A Seme alega que não pode fazer mais realocação, pelo de fato de não haver profissional efetivo suficiente para atender as demandas”, disse Elayne.

Reunião

No dia 12 de julho, o sindicato solicitou à Seme, por meio do ofício nº 038/2018, o agendamento de uma reunião com representantes do órgão para apresentar e negociar as questões definidas na assembleia.

O pedido, protocolado sob o nº 15415/2018 pela diretoria do Sindsmuvi junto à secretaria, solicita em regime de urgência uma reunião entre o órgão e a comissão de representantes dos servidores/as assistentes administrativos que atuam na Seme.

A reunião entre a Seme, a comissão de servidores, formada por quatro pessoas eleitas em assembleia, e representantes do Sindsmuvi, ainda não possui data marcada para ocorrer.

Recesso Escolar

Além de concurso público, na assembleia, a diretoria realizou um repasse sobre uma das deliberações que foram definidas durante a IV Conferência Municipal de Educação de Vitória, que aconteceu nos dias 23, 24 e 25 de novembro de 2017, em Vitória.

“Entre os pontos de pauta que apresentaremos na reunião com a secretaria, o Sindsmuvi reivindicará o direito ao recesso escolar para os/as demais trabalhadores/as da educação. Atualmente, apenas os/as bibliotecários/as e os/as assistentes de educação infantil, que trabalham diretamente com os/as alunos/as possuem esse direito”, pontuou a diretora.

A diretora ainda destacou que esse direito foi aprovado na conferência, após a defesa realizada pela diretoria do Sindsmuvi.

Eleição

O sindicato luta há anos para que o processo de eleição para diretor escolar seja, de fato, democrático e ampliado para todos os servidores da educação.

“Uma das nossas lutas é a possibilidade de ampliação para que todos os trabalhadores lotados na Seme possam concorrer à eleição de diretor escolar, desde que os critérios apontados pela legislação sejam cumpridos”, apontou Elayne.

A legislação exige que os candidatos possuam licenciatura e três anos de atuação na PMV.

Apoio

Portanto, a diretora convida a categoria para participar dos debates e ficar atenta às novidades.

“Esse cargo, que atua em uma área fundamental para a promoção da cidadania no município e no país, precisa ser valorizado e incentivado. Os servidores precisam se unir e lutar por direitos e melhores condições de trabalho”, convocou a diretora Elayne.