Mulheres se preparam para tomar as ruas neste 8 de Março. Confira o quadro de atos nos estados

A perspectiva é que o 8M seja um forte dia de luta que pode impulsionar, inclusive, as próximas mobilizações já agendadas pelas organizações e movimentos, como o 14 de Março e o 18 de Março

Em todo o mundo, mulheres trabalhadoras vão às ruas neste 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres. No Brasil, com o mote “Contra a violência e retirada de direitos. Derrotar Bolsonaro e Damares, já. Ditadura nunca mais!”, a CSP-Conlutas irá integrar as mobilizações e convoca a todas e todas a participarem dos atos já agendados nos estados.

A perspectiva é que o 8M seja um forte dia de luta que pode impulsionar, inclusive, as próximas mobilizações já agendadas pelas organizações e movimentos, como o 14 de Março – Dia de Luta por Justiça para Marielle e Anderson e o 18 de Março – Dia Nacional de Lutas, Protestos e Paralisações.

Baixe aqui o boletim especial da CSP-Conlutas para o 8 de Março

Leia também: 8 de Março: vamos às ruas contra a violência e retirada de direitos. Derrotar Bolsonaro e Damares, já!

Card para redes sociais

Em resolução aprovada em sua Coordenação Nacional, foi aprovada uma resolução sobre a importância da data na luta contra o machismo, o feminicídio e exploração das mulheres. “No Brasil, os números de assassinato de mulheres triplicaram em algumas cidades e o governo reduziu a zero os investimentos nas políticas de atenção às vítimas de violência. De 2015, ano em que foi criada a Lei do Feminicídio, a 2018, esse aumento foi ainda maior: 62,7%. A maior parte das vítimas (61%) são mulheres negras”, informa o documento.

A resolução denuncia ainda a política conservadora da ministra da família, mulher e direitos humanos Damares Alves. “A campanha de abstinência sexual na adolescência significa, por um lado, reproduzir um discurso conservador que não se configura como política pública, uma vez que se exime de garantir o acesso à informação e a educação sexual a milhares de jovens, e por outro reforça a responsabilização das vítimas pela violência que sofrem, já que aproximadamente 54% das vítimas de violência sexual no Brasil têm até 13 anos, portanto, elas não são consultadas quanto ao interesse em iniciar a vida sexual”, reitera o setorial de mulheres da Central.

As mulheres estarão nas ruas também para denunciar e se colocar contra o projeto de ditadura do governo Bolsonaro e Mourão, que convocaram manifestações pelo fechamento do Congresso e do STF. Por isso, “Ditadura nunca mais” também será uma das principais bandeiras das manifestações.

A orientação é para que os sindicatos e movimentos sociais realizem atividades nas suas bases, dentro do calendário entre 6 a 9 de março, como assembleias, atrasos de troca de turnos, paralisações parciais ou totais, palestras e rodas de conversa sobre a condição das mulheres trabalhadoras na sociedade capitalista.

Capa de Facebook

Confira o quadro, parcial, de atos e atividades pelo país:

São Paulo (SP): 8/3, às 14h, Av. Paulista

São José dos Campos (SP): 6/3, ato unificado, às 17h, na Praça Afonso Pena

Rio de Janeiro (RJ): 9/3, ato unificado, às 17h, Candelária

Belo Horizonte (MG): 8/3, às 9h, Praça Raul Soares

Ouro Preto (MG): 8/3, às 9h, concentração na Praça Tiradentes

Juiz de Fora (MG): 7/3, às 9h, Parque Halfeld, ato político; festival Marielle Franco, às 12h, Praça da Estação

Vitória (ES): 6/3, às 15h, concentração na Casa Porto, Centro

Porto Alegre (RS): 9/3, às 17h30, Largo Glênio Peres

Florianópolis (SC): durante toda a semana do dia 2 ao dia 9 de março, palestras e atividades culturais.

9/3, ato a partir das 18h, no centro da Cidade

Criciúma (SC): 8/3, às 14h, no Parque das Nações

Balneário Barra Sul (SC): Encontro Estadual das Mulheres Indígenas Guarani, de 5 a 8/3, com ato político no dia 8/3.

Salvador (BA): 8/3, concentração às 9h, no Cristo da Barra, com caminhada até o Farol da Barra

Feira de Santana (BA): 7/3, às 7h30, na Praça da Alimentação (Av. Getúlio Vargas)

Natal (RN): 9/3, às 15h, concentração na catedral, Av. Deodoro (centro)

Recife (PE): 8/3, atividades descentralizadas com atos culturais em Nova Descoberta, Ibura, Brasília Teimosa e Casa Amarela

9/3, ato unificado, às 13h, no Parque 13 de Maio, centro do Recife

João Pessoa (PB): 8/3, às 15h, Busto de Tamandaré, Orla de Tambu

Aracaju (SE): 8/3, às 9h, Arcos da Orla de Atalaia

Fortaleza (CE): 8/3, às 13h, Dragão do Mar, 81, praia de Iracema

São Luís (MA): 9/3, ato unificado com concentração a partir das 15h, na Praça Deodoro, Centro

Teresina (PI): 7/3, roda de conversa no Angico sobre violência doméstica, às 16h; roda de conversa no Parque da Cidadania às 16h (unificado).

8/3, café da manhã no Angico, às 8h;

9/3, ato unificado na Frei Serafim às 9h, concentração no Karnak;

13/3, roda de conversa sobre violência doméstica no Dandara, às 17hs

Manaus (AM): 8/3, atividades e ato descentralizados, panfletaço no dia 8/3, às 7h, na Feira Grande Circular, Bairro São José

Macapá (AP): 6/3, Marcha das Mulheres, às 15h, na Praça Veiga Cabral

8/3, atividade Político Cultural, às 15h, na Praça Floriano Peixoto

Belém (PA): 8/3, concentração na Praça Waldemar Henrique, às 8h, com caminhada para a Praça Batista Campos

Castanhal (PA): 7/3, concentração no CRAS da Jaderlândia, às 16h30

Marituba (PA): 7/3, concentração na Feira Municipal, às 7h30

Altamira (PA): 6/3, concentração no Calçadão das Lojas Americanas, às 6h30

Ananindeua (PA): 8/3, concentração na Praça da Matriz, às 9h.

Goiânia (GO): 8/3, às 8h, panfletaço e agitação política, Rua 44; 9/3: ato unificado, às 8h, Praça Cívica

OBS: As entidades que quiserem as artes abertas para ajustar nos estados, podem enviar Whatsapp diretamente para 11 98934.9836.

Fonte: CSP-Conlutas.

Agenda em Vitória-ES

Programação 8 de março de 2020 – Parque Moscoso

Abertura

Apresentação Musical com Letícia Chaves

Aula Pública “ Porque o preço dos combustíveis está tão caro”

Kate Parcoeur e Zeni Bannitz – Coletivo de Dramaturgia Elas Tramam

Palhaças Acrobatas – Serena e Quintal

Apresentação Musical – Cintia Caetano e Leticia Chaves

Apresentação Musical Patricia Ilus

Apresentação Musical – Katarina Lopes + Afrokizomba

Ciranda

Encerramento às 19 horas

No dia de luta também haverá oficinas para xs presentes. Confira:

Chá de Revelação – Auto Maquiagem – Amanda Brommonchenkel

Roda de História – Luiza Vitório

Malabares – Raiza Dietrich

Corpo e Presença – Cecília Minette

Doce Vegano com produtos do MPA – Ana Ni

Ervas Curativas – Yasmin Ferreira

0 respostas

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!