Movimento Mulheres em Luta no ES

Cartaz Lançamento MML

Lançamento do Movimento Mulheres em Luta no ES é nesta sexta-feira, 16

Apresentação do movimento e saudação das entidades/organizações estão previstas para a abertura da atividade, às 18 horas.

O evento ocorrerá na sede do Sindicato dos Professores da Ufes/Adufes, no campus de Goiabeiras, em Vitória. O Movimento Mulheres em Luta defende uma concepção classista e socialista de luta para as mulheres trabalhadoras.

Na oportunidade a mesa “Violência, retirada de direitos e as mulheres em luta no Brasil” será apresentada por Marcela Azevedo (Executiva Nacional do Movimento Mulheres em Luta) e Emilly Tenório (Assistente Social e integrante do Fórum de Mulheres do ES). O debate acontece às 19 horas e a entrada é gratuita.

Mulheres em luta. A violência é uma das piores faces do machismo e se aprofunda com a crise econômica do Brasil, que ocupa o 5º lugar no ranking de feminicídio. Ele vitimiza, sobretudo, as mulheres negras. As estatísticas revelam também um massacre das LBT’s. A Lei Maria da Penha tem se mostrado pouco eficaz porque a estrutura para sua aplicação é limitada. Atualmente, os governos de Paulo Hartung e Temer, ambos do PMDB, investem pouco em políticas públicas voltadas para prevenção e combate à violência.

As Reformas Trabalhista e da Previdência atacam diretamente as mulheres trabalhadoras. As mudanças rasgam a CLT e retrocede ao século passado, os direitos das mulheres  (quando eram obrigadas a trabalhar grávidas em lugares insalubres). O direito à aposentadoria está sendo negado e destinando as trabalhadoras a morrer de tanto trabalhar!

É nessa conjuntura de desafios para a classe e principalmente para as mulheres que o MML será lançado no ES. “Nossa principal pauta é a organização das mulheres para combater a opressão e a violência machista e enfrentar a exploração capitalista”, diz Andréa Dalton, organizadora do MML capixaba.

Ela finaliza reforçando a importância do classismo na luta feminista e convidando todas e todos para participarem do lançamento do MML nesta sexta, 16. “Queremos convidar as mulheres a conhecerem o Movimento Mulheres em Luta, e discutir conosco um saída feminista, de raça e classe para a crise social em que vivemos”.

 

Serviço

Lançamento do Movimento Mulheres em Luta no ES

Data: 16 de março de 2018 (Sexta-feira)

Horário: 18 horas

Local: Sindicato dos Professores da Ufes (Adufes), Campus de Goiabeiras, em Vitória

Fonte: MML/ES

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *